Queridas/os amigas/os (editada)

Não li o livro ‘O caçador de pipas’, mas sucumbi ao filme e me rendi àquela maravilhosa história de amizade, chorei feito criança!

O filme, apesar de triste, me fez muito bem e me levou a refletir sobre a amizade.

Considero-me uma pessoa de sorte, pois ao longo dos meus anos de vida tive e tenho queridas/os amigas/os e hoje quero fazer a todos uma homenagem pelo dia do amigo, comemorado no dia 20 de julho.

Não serei egoísta nem injusta em dizer que tive um grande e melhor amigo, vou me arriscar a dizer que foram muitos, cada um com sua importância em um determinado momento da minha vida.

Anos atrás, quando em uma viagem a minha cidade natal, Araçatuba, vivi uma emoção ímpar, reencontrei, por acaso, uma amiga de infância, Roberta, estudamos juntas na pré-escola, no Parque Infantil Leonísia de Castro.

Rever a Roberta e a irmã dela Renata me fez voltar 30 anos no tempo… Ela tem uma lembrança de mim tão forte e emocionante que nem sei como explicar. Vi nos olhos dela, quando nos reencontramos, uma alegria inocente de infância.

Confesso que naquele momento não retribuí com a mesma intensidade, talvez pela surpresa, mas depois desse encontro, reatamos nosso laço e, mesmo com uma distância de mais de mil quilômetros, mantemos, ainda que virtualmente, nossa amizade.

Em tempos de redes digitais e vida ‘no automático’, considero um luxo e uma riqueza imensurável saber ter sido importante para alguém em determinado momento de nossas vidas.

De experiências ecléticas nas amizades, aprendi, com a maturidade do alto dos meus 51 anos, que ao longo dos anos, muitas dessas amizades se transformaram, algumas acabaram, como um ciclo que se fecha em cada momento de nossas vidas, ainda que tenha sido doído e tenha passado pela fase da culpa pela ausência ou falta de manutenção, vez ou outra sinto um gostinho de tristeza na alma, feito luto.

Tenho uma lista significativa de amigas/os, de cada fase da minha vida e ela está guardada no meu coração e como disse: cada qual com a sua importância e participação especial na minha vida.

Aos que se foram e aos que ainda fazem parte da minha vida, mesmo que virtualmente, agradeço por existirem e estarem aqui por mim e para mim! Saibam que também estou aqui – mesmo dando minhas sumidas –, a um passo de uma mensagem ou telefonema.

Beijo todas/os com carinho e felicito-as/os pelo dia do amigo com alguns dias de atraso!

1 comentário em “Queridas/os amigas/os (editada)”

Deixe um comentário

google.com, pub-0000000000000000, DIRECT, f08c47fec0942fa0