Mais um Natal!

24 de dezembro de 2025, véspera de Natal!

Mais um ano que reunimos a família e os amigos e fazemos a festa natalina com bastante comida, trocas de presentes e muito bate-papo, e de novo nos esquecemos de convidar o aniversariante, o motivo primeiro (ou que deveria ser) das festas de fim de ano para os cristãos.

Cada ano, cada Natal nos distanciamos mais e mais do verdadeiro significado do dia 25 de dezembro, que é a data que comemoramos a chegada de Jesus a este mundo, aquele que veio para mudar a história, aproximar as pessoas e classes, mas que é muitas vezes negligenciado e mal interpretado.

Muitas pessoas podem dizer que estou exagerando ou podem dizer que a culpa desse ‘esquecimento’ é da mídia que despeja nos comercias de TV o consumismo. Bem, não tiro a razão delas, realmente a mídia colabora e muito com o nosso consumismo… As crianças ficam ansiosas por brinquedos de última geração e com a visita do Papai Noel, personagem atribuída a um velhinho que entra nas casas das pessoas na noite de Natal e deixa presentes para as crianças embaixo de uma árvore enfeitada para a ocasião.

Li na Wikipédia que realmente existiu um velhinho, na verdade um arcebispo chamado São Nicolau, que vivia em Mira, na Turquia, e ajudava quem estivesse com dificuldades financeiras colocando nas chaminés de suas casas sacos com moedas de ouro. Foi na Alemanha que ele se transformou em símbolo natalino e daí se espalhou pelo mundo, tendo ganhado força por meio de um professor nova-iorquino em 1822, para contribuir mais ainda com o consumismo dos pobres pais que acabam comprando os presentes que os filhos pedem ao ‘velhinho’ e colocam embaixo da árvore de natal para fazer de conta que foi Papai Noel quem deixou…

E então, estamos ou não estamos cada vez mais distantes do verdadeiro significado do Natal? Em que momento nessa época do ano vemos na televisão ou nas redes digitais (com exceção das especificamente ‘religiosas’) alguém falar em parabenizar Jesus por mais um aniversário?! Fora dos canais específicos, acredito que em nenhum momento!

A correria do dia a dia e as redes digitais nos atropelam e nos impedem de fazer as coisas mais simples como dar um telefonema, sim, por favor, não digam que não gostam de receber uma ligação calorosa daquela(e) amiga(o) que vocês gostas e admiras, mas que não se falam há bastante tempo…

Hoje, conversar com alguém pelas mídias digitais facilitou muito a vida da gente, mas também nos distanciou demais do acolhimento humano. Achávamos que a humanidade ficaria melhor pós-pandemia, mas infelizmente temos visto o contrário disso em algumas pessoas.

Proponho, como aquelas listas do que fazer no ano novo: ressignificar o Natal, as comemorações advindas dele e as comunicações humanas tão negligenciadas nesses tempos loucos; vamos nos redimir com Jesus e agradecer pela sua passagem pela Terra e pelos ensinamentos deixados por ele; vamos procurar nos desconectar desse mundo virtual que está longe de ser nossa realidade; vamos falar menos e ouvir mais; comer menos, trabalhar mais na esperança de um mundo em que todos possamos conviver pura e simplesmente como irmãos! Reflitamos sobre isso! Feliz aniversário, Jesus! E feliz Natal a todas e todos e um Ano Novo repleto de paz, prosperidade, doçura e leveza!

Deixe um comentário

google.com, pub-0000000000000000, DIRECT, f08c47fec0942fa0